Investimento em identidade visual

O Design é aplicável sob múltiplas formas em diferentes estágios de um negócio.

A metodologia Design Ladder, desenvolvida pelo Danish Design Centre, identifica o nível de influência do design sobre uma organização, em quatro níveis:

Nível 1: Não-design
Soluções improvisadas sobre função e estética, feitas por não-profissionais.

Nível 2: Design como estilo
O Design é utilizado como finalizador, para dar um "toque de estilo".

Nível 3: Design como processo
O Design entre desde o início da concepção. A solução é focada no problema e nos usuários finais. E portanto, envolve pessoal de diversas áreas.

Nível 4: Design como estratégia
O Design faz parte da forma de pensar dos donos e gerência, fazendo parte da visão do negócio. Nesse estágio há investimento constante em pesquisa e desenvolvimento.

A compreensão do design como estratégica de inovação é adotada por diversas grandes empresas de renome como Apple, Nike ou Starbucks. O Design Management Institute, mediu 16 empresas nesse nível e mostrou um retorno de mais de 200% acima da média S&P 500 (índice composto por quinhentos ativos cotados nas bolsas de NYSE ou NASDAQ).

retorno superior em 211%

Para sair do nível 1, uma identidade visual bem feita é crucial para transmitir confiança e estabilidade ao cliente, além de facilitar a identificação da sua empresa.

A identidade visual inclui o logotipo, cores preferênciais, tipografia, espaçamentos, alinhamentos, grafismos e elementos que representam visualmente o produto, empresa, instituição ou serviço. A partir dela temos a criação coesa de materiais diversos como e-mails marketing, peças publicitárias, embalagens, e-books e sites.

Mudanças de posicionamento, como atuação em novos ramos ou foco em novo público-alvo pode ser motivo para pensar melhor na identidade visual. O mesmo pode ser dito sobre o crescimento de pequeno negócio. Há casos de empresas com identidade visual bem feita mas com site que não a segue corretamente.

Me diga qual seu caso para ver como posso ajudar!